sexta-feira, 4 de junho de 2010

Descobertas



Há 70 dias meu cotidiano é um emaranhado de descobertas. Meus dias nunca mais foram os mesmos, graças ao nascimento de Davi, meu filho tão amado e esperado! Agora mesmo, enquanto escrevo este primeiro post, ele está aconchegado em mim num sling, descoberta recente em minha vida.

Lógico que já tinha visto várias “mães-cangurus” perambulando charmosamente pelas ruas de cidades como Rio e São Paulo, e até mesmo em filmes no cinema, mas não entendia o contexto em que era usado: garantir ao seu rebento uma transição tranquila da vida no útero para a vida externa, em nosso mundo. Dessa forma, banho de balde, massagem e outras “técnicas” e truques simplesmente passaram a fazer parte de minha vida...

Tudo começou no dia 26 de março. Acordei por volta das 4h da manhã com uma cólica intensa. Como estava com 36 semanas de gravidez, (ainda faltavam três semanas para o nascimento, segundo detectou a primeira ultrassonografia), achei pouco provável que fosse a hora. Mas quando fui ao banheiro e senti um líquido descendo temi que a bolsa tivesse estourado. Para ser sucinta: a bolsa estava rôta. Mesmo assim, meu médico, Dr. João Paulo, disse que poderíamos tentar induzir o parto natural, como eu desejava. Ele ponderou que seria muito difícil, já que aumentava o risco de infecção. O limite seria 17h. Eram umas 9h.

Acomodada num quarto da maternidade do Português, aqui em Salvador, já sabendo que havia placenta, mas que Davi ainda não tinha “descido”, apelei para os exercícios de yoga que lembrava que poderiam ajudá-lo a se encaixar. Às 13h foi feita a indução, com um comprimido. Mais exercícios, principalmente de respiração. Neste momento minha mãe tentava chegar em Salvador... Ela chegaria quatro dia depois, com tempo de folga pra me ajudar nos preparativos, mas nesta nova vida nem sempre o planejado ocorre!!!

Bom, mas o trabalho de parto começou por volta das 16h, na sala de parto natural, e como eram 17h e Davi não tinha nascido, o médico decidiu me mudar de maca e levar para a sala de cesária. “Aos 45 minutos do segundo tempo”, como brincou o meu médico, às 17h20 nascia Davi. O choro forte, bem grandinho, 47 cm, 3.250 gramas. Foi amor à primeira vista. Fiquei frustrada por não poder colocá-lo logo no seio, para amamentar, Tive que me separar dele (que foi para o neonatal), triste, mas ao mesmo tempo feliz e exausta, por ter conseguido o parto natural. Meu marido ficou literalmente na torcida, quando viu que nasceria, ficava gritando... Vai amor, vai...
Mas não criei este espaço para contar cada detalhe de nossa nova vida, de nossa redescoberta do mundo, que agora está mais colorido por uma criança que tem nos ensinado muito!

A ideia é, a partir de hoje, escrever diariamente sobre temas diversos, alémm de compartilhar um pouco da experiência da maternidade com outras mães de primeira viagem e amigos.

Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Filha como avó e mãe coruja, fico muito feliz e emocionada ao ler o relato dos momentos que antecederam o nascimento do Davi...Quando aí cheguei, por volta das zero horas do dia 27 de março, o Davi já fazia parte da família maravilhosa que você e Luciano estão construindo... Que Deus os ilumine nesta caminhada..e que cada momento vivido seja um relato de amor a vida e a maternidade que você está intensamente vivenciando.
    ]Beijokas. Amo vocês!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Katja! Estava esperando por esse relatório. E espero mais!

    É muito gostoso a gente ir acompanhando sua história por escrito... porque ela faz parte da história da gente também.

    Olha só... enquanto te escrevo estava passando uma propaganda sobre doação de leite. Tão lindinho... Aqui no Distrito Federal, as doadoras podem pedir que o corpo de Bombeiros vá buscar o leite em casa. É só ligar para 193. Não sei como é no resto do Brasil.

    Fica a dica de pauta pra você e pras outras mamães.

    beijãozão e beijinhozinho...

    ResponderExcluir
  3. Mãe e Deb, continuem acompanhando e comentando nossa aventura!! Nem sempre dá tempo de responder aos comentários, mas adoro!!!
    beijãozão meu e beijinhozinho do Davi... essa já pegou!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Katja!

    Acabei descobrindo seu blog pelo post no blog da Letícia. Que delícia, as duas agora são blogueiras! Adorei a idéia! Assim posso acompanhar um pouco mais sobre o Davi, a Laura e vocês, amigas queridas, à distância.

    Bj grande pra vc e um bem carinhoso pro fofinho do Davi,

    Júnia

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!