quarta-feira, 22 de maio de 2019

Adaptação Escolar (Parte II)

Este texto estava perdido na caixata de rascunho...era para ter sido publicado em 2018! Mas ainda está super válido!
Boa leitura!


             A escola Torrent d’en Melis se define como uma escola pública, catalã, laica, democrática e enraizada em seu entorno, o bairro Guinardo. Os conceitos permeiam cada uma das atividades e não está apenas no site. Entre as excursões e atividades escolares, sempre há a visista a algum local no bairro, inclusive outras escolas, como aconteceu na jornada da geometria, em que várias escolas desenvolveram estudos e pesquisas e depois compartilharam com outras em visitas e atividades conjuntas.
                    Davi gostou da escola desde as portas abertas, que foi a visita que fizemos na semana anterior ao início das aulas, em setembro de 2016. O que mais gostamos foi a vista da escola, que está em um ponto alto do bairro, dá para ver a Sagrada Família, a Torre Agbar e o mar de Barcelona. Além disso, no terraço, uma cúpula redonda, há de um lado a horta da escola (que é trabalhada durante todo o ano escolar e por cada uma das turmas) tem o laboratório de ciências e a sala de acolhida, onde é ministrado o catalão para as crianças recémm chegadas à Catalúnia.
               Uma das coisas que me chamou a atenção é como Davi foi acolhido pelos coleguinhas e professores. No primeiro ano participava diariamente, numa turminha de alunos de várias idades, da aula de catalão. E nos primeiros quatro ou cinco meses, uma vez por semana, na hora da refeição, tinha reforço de espanhol. 
                       Aqui o horário Escolar é assim: de 9h às 12h30 e de 15h às 16h30. As famílias que optam por deixar as crianças no manjador (refeitório), pagam a parte um valor relativamente baixo, considerando  o que inclui. Além da refeição, que é bem diversificada e pelo que Davi diz, gostosa, tem os monitores que fazem várias atividades durante a semana. A mior 


Janeiro de 2017 - 1o B com um dos Reis magos que visitaram a escola.

Visita a Fundación Antoni Tàpies - atividade do programa de educação artística.

Turma reúnida em excurção escolar.

Oficina no Zoológico de Barcelona.

Zoológico de Barcelona

Zoológico de Barcelona

terça-feira, 9 de abril de 2019

9 anos.... Segunda Infância...

Davi acaba de completar 9 anos. É curioso como se dá a transformação e desenvolvimentos das crianças da primeira para a segunda infância.

Não é fácil, muito teste de limite, indisciplina, mas também muitas descobertas lindas e aprendizados, para ele e para nós. Curiosidade, rebeldia, gosto pelos esportess, por música. Amizades se consolidando...

Por aqui, segue na Escola Torrent den Melis, onde tem uma turminha boa, que este ano se mesclou. A escola, a cada dois anos, mescla as duas turmas de cada ciclo, o que é excelente para o convívio e para estreitar os laços! Quando chegou aqui havia 21 crianças na sala, algumas passaram só alguns meses e se foram, outras chegaram como ele para ficar... a maioria daqui da Espanha, mas muitos filhos de imigrantes que chegaram há alguns anos. Uma riqueza de turma!

No terceiro ano, foram feitos este ano algumas ações muito legais como o bate papo com um poeta contação de história por avôs e avós dos bairros...



Carnestoltes 2019 a l’escola

O  Carnaval em Barcelona é o Carnaval de todos, e por isso Carnestoltes! Na escola tem baile de fantasia, concurso de fantasia e uma batucada no bairro... Na foto com mais crianças, os terceiro ano A e B. E a turma de Davi este ano, o terceiro B, na foto com  menos criança... e o Zorro, bem, só pra dizer que o filhote ficou um charme...



segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Adaptação Escolar dois anos depois (Parte I)

                     Há exatos dois anos e um mês eu e Davi chegamos em Barcelona, cidade que acolheu Luciano, cinco meses antes, em um novo desafio profissional. A decisão foi conjunta mas nossa preocupação com a adaptação escolar era grande. Eu cresci mudando de cidade dentro do Brasil e fora, por causa do trabalho do meu pai e depois por meu trabalho e escolhas, mas havia a preocupação com o pequeno.

                    Desde o início da vida escolar buscamos escolas inspiradas no construtivismo e ficamos muito felizes com os resultados da Recanto de Viver (em Salvador) onde Davi ficou toda a educação infantil, e o Módulo Crearte (também em Salvador), onde Davi iniciou o primeiro ano fundamental. Confesso que neste último a adaptação não foi fácil, mas hoje creio que por ter coincidido com a mudança do pai antes de virmos, Davi apresentou alguma resistência. Na época, creio, ele não compreendia que tratav-se de uma separação temporária.

                  Após conversar com alguns professores e de muita pesquisa e consulta, decidimos que o Espanhol (Castelhano) e o Catalão seriam aprendidos naturalmente, na escola e no dia-a-dia, quando chegássemos à Espanha. Nos empenhamos em acompanhar o início da alfabetização em português. Acredito que a decisão foi acertada pois entre fevereiro e agosto Davi deu um avanço no que havia aprendido e quando inciou aqui o primeiro ano, aprendeu outros dois idiomas mas já conhecia o mundo das letras (que começou a ser apresentado no ensino infantil).

               Decidimos que Davi iria para uma escola pública e quando cheguei no Consórcio de Educação de Barcelona, me informaram que deveria indicar as cinco escolas que preferia para verificarem onde haveria vaga. Pesquisei escolas que tinham uma base construtivistas e que eram abertas ao multiculturalismo. A Torrent den Mellis, onde Davi foi enviado, havia sido minha terceira opção basicamente pelo tamanho (na época considerei uma escola grande), mas hoje acredito que é o ideal para uma criança no primário. Além disso, estou muito satisfeita com a abordagem da Educação e com a participação dos pais na gestão escolar (por intermédio da AMPA, a associação de pais e professores, muito forte na Espanha e presente em escolas públicas e privadas).

Alguns registros do primeiro ano de Davi no Ano 2016/2017 já que o ano escolar é de setembro a junho.

Pisando Uvas ao visitar uma Verema (produção de uva)

Davi ao fundo, penúltimo de vermelho, levando lixo reciclado para o ponto verde da prefeitura, que visitou a escola

Celebrndo o Carnaval, com os colegas do 1oB e a professora Carma

Atento á explicação de como se produz argila em uma visita uma fábrica de argila

Davi com a mão na massa na fábrica de argila...