quarta-feira, 22 de maio de 2019

Adaptação Escolar (Parte II)

Este texto estava perdido na caixata de rascunho...era para ter sido publicado em 2018! Mas ainda está super válido!
Boa leitura!


             A escola Torrent d’en Melis se define como uma escola pública, catalã, laica, democrática e enraizada em seu entorno, o bairro Guinardo. Os conceitos permeiam cada uma das atividades e não está apenas no site. Entre as excursões e atividades escolares, sempre há a visista a algum local no bairro, inclusive outras escolas, como aconteceu na jornada da geometria, em que várias escolas desenvolveram estudos e pesquisas e depois compartilharam com outras em visitas e atividades conjuntas.
                    Davi gostou da escola desde as portas abertas, que foi a visita que fizemos na semana anterior ao início das aulas, em setembro de 2016. O que mais gostamos foi a vista da escola, que está em um ponto alto do bairro, dá para ver a Sagrada Família, a Torre Agbar e o mar de Barcelona. Além disso, no terraço, uma cúpula redonda, há de um lado a horta da escola (que é trabalhada durante todo o ano escolar e por cada uma das turmas) tem o laboratório de ciências e a sala de acolhida, onde é ministrado o catalão para as crianças recémm chegadas à Catalúnia.
               Uma das coisas que me chamou a atenção é como Davi foi acolhido pelos coleguinhas e professores. No primeiro ano participava diariamente, numa turminha de alunos de várias idades, da aula de catalão. E nos primeiros quatro ou cinco meses, uma vez por semana, na hora da refeição, tinha reforço de espanhol. 
                       Aqui o horário Escolar é assim: de 9h às 12h30 e de 15h às 16h30. As famílias que optam por deixar as crianças no manjador (refeitório), pagam a parte um valor relativamente baixo, considerando  o que inclui. Além da refeição, que é bem diversificada e pelo que Davi diz, gostosa, tem os monitores que fazem várias atividades durante a semana. A mior 


Janeiro de 2017 - 1o B com um dos Reis magos que visitaram a escola.

Visita a Fundación Antoni Tàpies - atividade do programa de educação artística.

Turma reúnida em excurção escolar.

Oficina no Zoológico de Barcelona.

Zoológico de Barcelona

Zoológico de Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!