quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O adeus à mamadeira

Davi, hoje com três anos e oito meses, teve a amamentação materna sua principal fonte de leite por dois anos e quatro meses. Seis meses de leite materno exclusivo e em livre demanda, depois complementando a introdução alimentar.

Após um ano e meio, o leitinho ficou restrito à hora do soninho e a momentos de aconchego, quando estava doentinho, cansado, com medo... A decisão de parar de mamar à noite foi tomada em conjunto comigo. Conversei com ele que já era um meninão, que comia tudo, e que estava acordando à noite para mamar mas que a mamãe não tinha muito leite.

A desculpa dada por mim foi bem aceita, uma vez que ele acordava para amamentar, ficava irritado e acabávamos por fazer uma mamadeira. Enfim, paramos com a amamentação e ele ficou com a mamadeira da noite para dormir. Por uma dois meses eram duas e logo depois ficou sendo uma única mamadeira.

Tentamos no início dar com alguma farinha industrializadas, os famosos mingaus, mas o filhote não aceitou bem e ficou mesmo foi com o leite puro. Nos últimos quatro meses, a mamadeira era facilmente esquecida em situações como uma saída, em viagem ou uma festa. Há dez dias, num belo sábado (23/11), quando o pai fez a mamadeira e estávamos seguindo a rotina do soninho ele foi bem enfático: - "Não quero mamadeira ! Não sou mais neném! Mamadeira faz fazer xixi na cama!"

O moleque estava decidido. Até chegamos a oferecer, nos últimos dias um copo de leite, mas ele não aceita. A opção agora é por um copo de iogurte antes de dormir, já que a janta, ainda na escolinha, é bem cedo, por volta das 18h.


E assim, após dois anos e quatro meses de amamentação materna e outros dois anos de mamadeira para dormir (ou na época no meio da noite para complementar o mamá), o filhote finalmente desmamou, e passa para um próximo estágio...

Muito gratificante acompanhar esta descoberta.....
 

2 comentários:

  1. "Mamãe eu quero...mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar.
    Dá chupeta, dá chupeta, dá chupeta pro bebé não chorar!"

    ResponderExcluir
  2. Pois é.... agora nem leite quer provar....

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!