quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Desmame, é possível fazer de forma natural?

Desde o último dia 26, quando Davi completou um ano e dez meses, suspendi a mamada da hora do almoço. Decisão difícil para mim e para o filhote. Afinal, é uma parada no meio do dia para relaxar e demonstrar nosso amor. Mas o moleque está chegando aos dois anos, bom momento para parar a mamada. Tenho dormido pouco, ficado exausta, e nem tenho tanto leite assim. Sei que muita gente inicia o desmame pelo noturno, que beneficia mãe e filho com noites mais longas, mas fiz da forma que julgo ser mais natural. Logo que entrou na escolinha, no final de abril do ano passado, Davi, que sempre mamou em livre demanda, passou a mamar, pela manhã, no almoço e logo após a aula. Sem contar as mamadas noturnas, lógico. Nos finais de semana livre demanda, mas o horário acabou mesmo entrando na rotina.

No dia 31 de dezembro de 2011, mamando durante o dia, para relaxar antes do ano novo!

A mamada da manhã acabaou sem a gente nem perceber. Café da manhã é uma das refeições que conseguimos fazer os três juntos praticamente todos os dias, e Davi se diverte. Mesmo quando não come muito, acaba esquecendo do mamá. Mas estes dias sem a mamada no almoço, fica irritadiço. Tenho explicado que ele é um rapazinho, que não é mais bebê, e que já comeu a comidinha, que a barriguinha está cheia, não precisa de mamá. Tem dado certo. Voltei a usar o sling para levá-lo na aula, aconchego mais que aprovado. Outro dia Davi até perguntou! Cadê sling? quando íamos para a escolinha. Também tenho colocado algum DVD no horário do almoço, ou pego um livrinho. Coloco ele no colo, conto a história, mostro a imagem, canto a música. Espero que assim cheguemos no desmame de forma mais natural, menos traumática pata todos nós!

Sentirei saudade desta cumplicidade diária, desta forma primitiva de amor, a mãe dando alimento ao filho, mas sinto que estamos chegando ao fim desta fase!

4 comentários:

  1. Bela forma de passar por uma fase traumática para a maioria. Boa dica para nós mamães q ainda nem estamos nessa fase (ainda grávida de 7 meses, mas lendo tudo, principalmente aquilo q é mais complicadinho...rs).

    Muito obrigada por compartilhar algo tão pessoal.
    Beijos e boa sorte nessa fase. Dará tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Cada mãe que sabe seu momento, né?? Eu desmamei a minha com 8 meses e meio, mas nunca tive pretensão de passar dos 6 meses amamentando... acabei demorando um pouco mais por conta do processo de intolerância ao leite artificial que minha filha apresentou no início.
    Em todo caso, só o que eu posso te dizer é que vc certamente vai achar alguma outra coisa para ser o seu momento especial com seu filhote!! Praticamente 2 anos amamentando já foi muuito, muito bom!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Chegou a hora não é filha?
    Davi está mesmo um rapazinho!
    Parabéns.
    Beijo.
    Mami

    ResponderExcluir
  4. Katja, q engraçado, seu processo de desmame está sendo muuuito parecido com o meu. Tb queria algo natural, sem traumas para nenhum dos lados (apesar de ouvir váarias histórias de desmames bruscos, eu relutava e acreditava q conseguiríamos fazer diferente). Pois bem, há algum tempo tirei a mamada de depois do almoço (de uma forma super natural). Passei uma semana atípica, onde ou não almocei em casa ou almoçamos juntos (normalmente ele almoçava antes de eu chegar do trabalho), o q fez com q ele ficasse sem esta mamada naturalmente, e quando passou esta semana, ele pedia, mas eu dizia q ele estava de barriga cheia, etc e tal. Meu leite já havia diminuído bastante, e ele continuava acordando à noite (Pedro não toma mamadeira nem outro mingau, nem leite puro). Porém, no dia 30/01 (quando completou 1 ano e 10 meses), eu tive q tomar um antibiótico q não era indicado para amamentação. Fiquei arrasada, mas conversei com ele, e dei-lhe a última mamada (emocionante demais para mim). Ele aceitou superbem, e para minha alegria, passou imediatamente a dormir a noite toda (q glória!). Uma semana depois, eu estava com os seios bem cheios e doloridos, e ele me "atacou" no banho, tendo um "revival"...rsrsrs. Até hoje ele pede (na gaiatisse), pega, faz carinho, brinca, mas sem nenhuma angústia, graças a Deus! Eu fiquei mais arrasada q ele, pois teoricamente será meu último filho, minha última mamada... enfim!
    Esta foi minha experiência de desmame "natural", mesmo sendo forçado por um remédio. Apesar das circunstâncias, fiquei satisfeita com o resultado, pois tinha consciência q já estava chegando esta hora.
    Bj grande e boa sorte neste processo!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!