quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tempo para brincar

Só agora, depois da maternidade, consigo entender a tal da tripla jornada feminina... Se é que não é mais que tripla. Mãe e Pai são pais em tempo integral, não há dúvidas, mas a própria genética, e um pouco da tradição, deixa a mãe encarregada dos primeiros e decisivos anos dos pimpolhos. Quem acompanha o blog sabe que desde a gravidez me organizei para trabalhar em casa e poder acompanhar de perto o crescimento de Davi. Consegui ficar cinco meses sem trabalhar, e então retomei aos poucos os freelas... Lógico que a grana diminuiu, mas os ganhos que eu e Davi tivemos são incomparáveis.
Tenho tentado me organizar da seguinte forma. Pela manhã fico com ele, a empregada toma conta da casa, faz o almoço, etc. A tarde, ou parte dela, a Nide fica brincando, dá lanche, banho e eu tento trabalhar.... Mas nada é perfeito. A empregada morre de vontade de ir embora (e eu já estou procurando outra candidata menos apressadinha), e nem sempre consigo marcar as entrevistas pela manhã, tem que ter flexibilidade.... Pela manhã tento fazer presquisa na internet, revisar textos... aí preparo um cantinho para brincar... no meu quarto ou na sala... se não tiver trabalho, no quarto do Davi.
A verdade é que ele anda (engatinha) pela casa toda, e tudo pode virar brincadeira. Engraçado, nunca pensei que na minha agenda fosse incluir o tempo de brincar, mas incluí e não me arrependo. Você brinca, percebe o desenvolvimento cognitivo e a interação do bebê... Muito mais interessante do que a cômoda decisão de viciá-lo em TV. É um ponto de vista bem pessoal e não sou radical, coloco DVDs infantis para Davi, mas realmente acho que TV desde bebê limita o desenvolvimento. Já vi algumas crianças que não interagem tanto com outras pessoas porque estão vidradas na TV...Acho muito estímulo, assim como shopping center. Fui algumas vezes com o moleque, mas tem que ter bom senso... Ir, resolver o que tem para fazer e pronto...Passar quatro, cinco horas com o bebê ou criança no shopping é muito estímulo e quem vai sofrer é a criança e o adulto, para dormir... Mas isso é papo para outro clique...e pra ilustrar, vai uma foto do filhote se divertindo enquanto eu adianto o trabalho...

Um comentário:

  1. Que delícia hem filha!?
    Esse tempo jamais se apagará!
    Fica para sempre na memória do coração.
    Parabéns mãe e pais corujíssimos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!