quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Roda de Bebês, experiência tocante

crédito: Paulo César Lima
Esse é um tópico que queria ter escrito desde o último sábado, mas estava esperando as fotos para escrever. No dia 11/09 eu e Davi participamos da primeira Roda de Mães e Bebês BMC, na Escola de Dança da UFBA. A atividade faz parte de um projeto de pesquisa da professora Dr. Lela Queiroz. Segundo ela, a partir da interação cognitiva dá-se o início do aprendizado dos bebês.
Na primeira edição participaram eu e Davi (cinco meses), Juliana e Miguel (seis meses) e Sara e Sofia (11 meses). Cada criança levou três brinquedos e foram colocadas no chão, com nós, mães, na retaguarda, para algum eventual, apoio. Lógico que o pequeno Davi, caçula da turma, ficou mais observando, com aqueles olhinhos espertos dele. Ficou muito relaxado e feliz (sorridente), só quis mamar, e pouco, após o fim da atividade, que durou mais de uma hora.

crédito: Paulo César Lima
Espaço para convivência e aprendizagem, a roda foi pensada para bebês de três a 11 meses e será realizada outras vezes. Não iremos em outubro, porque estaremos viajando, mas com certeza estaremos lá no último sábado de setembro e em novembro. Além do espaço para os pequenos Lela conversou conosco sobre os movimentos realizados pelos bebês durante seu desenvolvimento. De bruços, aprendendo a engatinhar, sentar, levantar, andar. Também tivemos a oportunidade de ver uma roda realizada na creche da UFBA.
No próximo encontro prometo uma entrevista com ela para quem quiser saber mais detalhes da pesquisa.


Um comentário:

Obrigada por sua participação!