segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rituais para um sono melhor


Logo que fiquei grávida, um dos primeiros livros que tive contato foi Segredos de Uma Encantadora de Bebês, que propõe uma rotina estruturada para o bebê. Tive certeza que faria tudo exatamente como ela mandava. Mas em pouco tempo vi que cada pequeno tem sua forma de ser e decidi pela amamentação por livre demanda. Mas uma coisa que apreendi com o livro e que tem dado certo é o ritual do sono à noite.
Pode ser apenas porque o biorritimo dele seja certinho, mas não custa compartilhar. Após cada mamada tento fazer alguma "atividade", que inclui, um papo no colo, dançar no sling, colocar os brinquedinhos, uma ida ao terraço, uma massagem, ouvimos música. Depois tento fazer ele tirar uma soneca. Durante a manhã ele praticamente não dorme, mas mesmo assim tento. Aliás, se alguém tiver uma dica, será bem-vinda. Ao longo do dia coloco músicas mais animadas e às vezes uma instrumental, principalmente na mamada de 11h30 ou 12h. É que neste horário ele costuma tirar uma soneca grande.
Para entrar no clima da noite dou um banho de balde (entre 18 e 20 h). Procuro deixar o quarto com a luz mais fraca após 18h e só coloco músicas mais calmas. Evito brincadeiras para ele "aprender" que é noite, hora de dormir. No banho noturno, tento não conversar e vou falando que estamos nos preparando para o soninho. Tem dado certo, ele dorme bem à noite, acorda por volta das 23h e depois pelas 5h30... Lógico que se tiver algum incomodo, como reação à vacinas, pode mudar.
Outra descoberta que ajuda no soninho (principalmente o da mãe) é dar de mamar deitada. Ele e eu dormimos bem... Além disso, há uma troca de olhares deliciosa!
Essa dica quem me deu foi a Miriam Kênia, mãe do Otto. “De madrugada, eu dou de mamar deitada. É uma delícia. Só coloco para arrotar quando ele está incomodado, senão, nem precisa. Ele nem acorda, mama praticamente dormindo. Só da uma choramingada e eu coloco no peito e pronto. Acabou e dormimos. Muitas vezes, eu durmo enquanto ele mama e fica tudo certo”. Dito e feito, aderi total! Aliás, tenho trocado informações valiosas com essa mamãe! Tomara que em breve a gente promova o encontro de nosso bebezinhos!

4 comentários:

  1. Amei a idéia do blog Katja! Assim fica muito melhor para eu acompanhar os passos de meu sobrinho e trocarmos experiências.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. A rotina pra dormir funciona mesmo, eu também comecei a fazer desde que a Rebeca nasceu. Depois você vai ver que quando eles se acostumam com aquele ritmo, você nem vai precisar seguir a risca o ritual todos os dias, se precisar sair da rotina, ele dormirá do mesmo jeito. Outra coisa que sempre fiz foi colocar ela pra dormir no bercinho dela e sozinha, só depois de estar em sono profundo é que levo pro meu quarto. O Davi já dorme no bercinho dele, mas no meu caso, como o de muita gente, ela ainda dorme no cercado-berço no meu quarto. Acostumei assim porque no dia que ela passar a dormir sozinha no seu quartinho não vai estranhar. E já ouvi muita gente dizer que nem usou o berço e logo se desfez dele porque a criança nunca se acostumou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Os bebês são criativos e estão sempre buscando novas formas de aconchego junto a mamãe...bons momentos e uma boa sonequinha!! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Pois é mãe, temos descoberto nossas fórmulas, depois escrevo mais sobre isso!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!