quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fraldas e ecologia


O primeiro dos inúmeros conselhos que a gente recebe quando descobre que será mãe é: “Faça um chá de fraldas, você vai usar milhares, pelo menos por dois anos!” E lá se vão relatos de quem usou as fraldas que ganhou um ano e tal... Bem, segui o conselho e fiz dois chás de fraldas. Em BH ofereci um delicioso brunch aos amigos, uma ótima oportunidade de matar as saudades em momento delicioso! Outro aqui em Salvador, um lanche da tarde, com bolo, salgadinhos, refri e cerveja. Ótimo para reencontrar os amigos e mostrar o barrigão.
Não fiz as contas, realmente quis seguir o ritual e arrumar uma desculpas para encontrar os amigos, mas desconfio que o custo da realização de tais eventos fica praticamente o mesmo do investimento em pacotes de fraldas. Mas valeu partilhar a felicidade de estar carregando um neném que em poucos meses mudaria nossas vidas. Foi só em março, com o nascimento do Davi, que me dei conta do quão poluentes são as fraldas descartáveis, além de deixar pouco tempo para a pele do bebê “respirar”... Segundo andei pesquisando, a criança utiliza, em média, em torno de seis mil fraldas descartáveis durante dois anos... Caramba... estou contribuindo com a destruição do meio ambiente!
Nem tanto, já que moramos em Salvador e sempre deixo Davi peladinho, por umas duas horas, brincando em cima de um trocador fininho (plastificado) forrado por uma fralda.
Mas é pouco, semana passada encomendei umas fraldas moderninhas, tipo calça enxuta, em pano e que são usadas com absorventes ecológicos... Espero assim diminuir o uso das descartáveis, deixando para quando sairmos de casa e para a noite... Ainda tenho muito o que aprender, tem pano biodegradável, lenços de limpeza e fraldas descartáveis, uma infinidade de produtos, mas ainda pouco acessível à população.
Minha consciência não é tão pesada já que separamos o lixo, não fumo, não dirijo todos os dias (agora por força maior, mas em condições normais, sempre que dá pego um ônibus, para fazer entrevistas ou outras coisas). Espero deixar de herança para a Natureza bem menos que seis mil fraldas que demorarão 450 anos para se degradarem cada uma!
Conto pra vocês em alguns meses!!!

Um comentário:

  1. Nossa, que felicidade ouvir isso!!!
    Quando falo que não quero fazer chá de fraldas pr ser contra o uso de fraldas descartáveis sou AMPLAMENTE criticad :(
    Sim! Quero deixar um planeta melhor para a geração de minha filha!
    Mães uni-vos pelo planeta!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!