sexta-feira, 11 de junho de 2010

Descobrindo as mãos


Tem coisa melhor que ver seu filhote de dois meses e meio descobrindo as mãos? Tocar objetos, sentir texturas, puxar o seu peito e ficar com raiva porque tiraram o leitinho dele? Não tem livro que descreva a sensação que é!
Musica e vozes encantam Davi desde que chegou em casa. Também, na gravidez toda ele ouviu música e conversou comigo e o pai dele... Vai ver que é por isso que já conversa com meus seios, e sozinho, no berço!!!
Além de tocar as coisas agora ele consegue se acalmar sozinho com as mãos na boca, sem pedir peito sem estar com fome! Impressionante como funciona o instinto...
Por falar em instinto, resolvi colocar aqui texto (editado) que li outro dia no blog da Nádia, aqui em Salvador (Mãe e Muito Mais – que está em minha lista). O texto fala sobre gestação extra-útero!
Me identifiquei totalmente e compartilho com vocês!

O Quarto Trimestre que Falta na Gestação
A teoria do Dr. Karp baseia-se no fato de que os recém-nascidos humanos não são como os de outros mamíferos, capazes de caminhar e correr no primeiro dia de vida. Nossos Recem Nascidos (RN's) são "imaturos", mais parecidos com fetos que com bebês mais velhos, já que passam a maior parte do tempo dormindo e alimentando-se.
Segundo Krap, os RN's humanos seriam imaturos porque nossa sobrevivência depende de cérebros grandes, então eles são "expulsos" do útero antes de estarem completamente prontos (a cabeça de um bebê de 3 meses de idade não passaria pelo canal vaginal).
Assim, é benéfico para o bebê, nos primeiros 3 meses de vida, tenha a sensação de voltar ao útero sempre que a vida aqui fora estivesse difícil. Como não somos cangurus, o que podemos fazer é tornar o ambiente extra-útero o mais parecido possível com o intra-uterino.
Como é lá no útero ?
O bebê no útero fica apertadinho, na posição fetal, envolvido por uma parede uterina morninha, sendo balançado para frente e para trás a maior parte do tempo. Ele também estava ouvindo constantemente um barulho "shhhh shhhh", mais alto que o de um aspirador de pó (o coração e os intestinos da mãe).
A reprodução das condições do ambiente uterino leva a uma resposta neurológica profunda "o reflexo calmante".
Da mesma forma que o martelinho no joelho só leva ao reflexo de levantar a perna se o médico bater no local específico, os métodos para acalmar o bebê só funcionam se forem feitos da forma correta. Quando aplicados corretamente, os sons e sensações do útero têm um efeito tão poderoso que podem relaxar um bebê no meio de uma crise de choro.
10 Maneiras de Reproduzir o Ambiente Uterino
1. Segurar o bebê
2. Dançar com o bebê
3. Embalar o bebê
4. Embrulhar o bebê bem apertadinho
5. Ligar um barulho contínuo (shh shh) ou cantar
6. Passear no carro
7. Caminhar com o bebê
8. Amamentar
9. Dar ao bebê algo para sugar
10. Colocar o bebê num balanço

Um comentário:

  1. Katja, enfim achei vocês!
    Que música linda a Davi, Luz da Mnahã... foi feita pro seu Davi?

    O blog que te falei outro dia é o viciadosemcolo.blogspot.com

    Beijo e até terça!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog. Deixe seu recado, sugestões, depoimento!